Ácido fólico – O que você precisa saber

Ácido fólico

O que você precisa saber

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B (Vitamina B9)  que tem o papel fundamental durante a gravidez, principalmente na prevenção de defeitos de fechamento do tubo neural (DFTNs), logo no início da gestação. A dose de 400 mcg de ácido fólico é recomendada por importantes instituições, tais como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) desde 1991 a recomendação mundial sobre a dosagem de ácido fólico se mantém a mesma: 400 mcg por dia. Seu uso deve ser iniciado pelo menos 30 dias antes do começo da gravidez e mantido nos três primeiros meses de gestação.

Qual o papel do ácido fólico na formação dos bebês?

Nosso organismo utiliza as vitaminas de modo geral para realizar ou auxiliar a execução de muitas funções. Como por exemplo, sabemos que a vitamina A é importante para a pele e cabelos, a vitamina C é fundamental para combater as infecções e a vitamina D, para auxiliar a constituição e manutenção dos ossos. Cabe o ácido fólico importante papel na formação do embrião na espécie humana. Essa vitamina participa da construção e proteção do código genético (DNA) desde o início da formação do indivíduo. 

Poderia fazer uso de uma dose maior do ácido fólico?

A resposta é Não.
Todas as vitaminas têm uma dose certa para que executem a função desejada. Algumas delas, quando usadas em excesso, passam a realizar atividades indesejáveis. No caso do ácido fólico, isso é verdade e preocupante. A dose de 0,4 mg (400 mcg) associada ao consumo do ácido fólico alimentar (farinhas industriais) é a dose ideal para a proteção dos bebês. Doses mais altas ingeridas no período gestacional podem provocar problemas diversos no feto, em vez de protegê-lo. Alguns estudos mostram que doses excessivas de ácido fólico podem se associar com risco de traços de autismo ou síndrome de hiperatividade. Outros estudos mostram riscos de multiplicação celular no feto de maneira desordenada. As vitaminas e os minerais devem ser usados na dose certa para se obter o resultado desejado. O excesso de ingestão desses nutrientes pode ser nocivo à saúde humana. Existe um pequeno grupo de mulheres que devem utilizar quantidades maiores de ácido fólico porque tem problemas específicos de saúde e de absorção de vitaminas. Os médicos reconhecem e orientam este pequeno grupo especial, formando pois mulheres de histórico DFTN em gestação anterior, diabéticas, usuárias de anticonvulsivantes e que fizeram cirurgia bariátrica. Em geral, a dose recomendada é aquela que falamos anteriormente. 

Sobre a importância de fazer o pré-natal

A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. 

Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Que é um momento lindo para a futura mamãe e seu bebê. 

Marque um horário com Dra. Amelia, 47 9 9642-5247 ⠀

Nosso novo endereço: ⠀

Edifício Fritz Müller Center⠀

R: Berta Odebrecht, 66, sala 1202, Bairro Garcia – Blumenau, SC, próximo ao Hospital Santa Catarina⠀

#ginecologia #obstetricia #ameliabruns #ameliaidalia #blumenau #harmonizacaointima #laserO2 #cirurgiaintima #prenatal #saudedamulher 

Tags:
a importancia das vitaminas na gestação ácido fólico obstetricia em blumenau


voltar